Economia

Pensões vão subir menos do que o previsto em 2024

A inflação, revista em baixa, vai ter impacto na atualização das pensões em 2024. Em janeiro, o aumento será ligeiramente mais baixo do que se pensava.

Pensionista com moedas na mão.
Loading...

Os aumentos dos pensionistas em 2024 vão ser ligeiramente menores do que se previa. Em janeiro, o aumento será entre 5% e 6%.

Sete em cada 10 pensionistas recebem menos de 1.018 euros por mês. As pensões mais baixas são as que, a partir de janeiro, vão subir 6%.

Num segundo escalão, até 3.000 euros por mês, há cerca de um milhão de pensionistas e, para estes, a atualização em 2024 vai ser de 5,65%.

Há ainda um terceiro escalão, a partir de 3.000 euros, onde constam cerca de 100 mil pensionistas. Neste caso, o aumento será de 5%, mas só para quem ganha até 6.111 euros. Acima desse valor, as pensões ficam na mesma.

As subidas ficaram fechadas esta quinta-feira, dia em que o INE divulgou o valor final da taxa de inflação em novembro. É a que serve de referência ao cálculo da atualização das pensões no ano seguinte.

Como a taxa ficou abaixo do que o Governo esperava no Orçamento do Estado, os aumentos dos pensionistas também vão ser ligeiramente menores do que se previa.