Economia

Esplanadas criadas durante pandemia têm de ser retiradas em Arroios e Santo António

As juntas de freguesia de Arroios e Santo António emitiram uma ordem que obriga os comerciantes a retirar as estruturas de esplanada que foram criadas durante a pandemia de covid-19. Têm até ao final do ano para as remover.

Loading...

As esplanadas de cafés, restaurantes e bares que surgiram durante a pandemia de covid-19, na cidade de Lisboa, vão desaparecer. Nas freguesias de Arroios e Santo António, os comerciantes têm até ao final do ano para as remover.

Em 2020, a autarquia permitiu a criação de 365 esplanadas em lugares de estacionamento. O objetivo era evitar os danos da pandemia no comércio que tinha apenas espaço interior. Dois anos depois, muitas esplanadas ainda se mantêm em algumas freguesias da cidade como Arroios e Santo António.

Em ambas as freguesias, os comerciantes receberam uma carta a ordenar que removam a esplanada que têm a ocupar lugares de estacionamento até ao final do ano, uma vez que as licenças atribuídas a título extraordinário terminam nessa altura.

Serão quase 100 os proprietários a ver os seus negócios ficarem sem esplanadas. Apesar de muitos já terem contestado esta decisão, o presidente da junta de freguesia de Santo António garante que, desta vez, o prazo de licenciamento não voltará a ser prolongado.