No habitual espaço de comentário, Luís Marques Mendes acusa o Governo de falta de transparência no concurso do TGV. Recorde-se que Portugal pode perder 750 milhões de euros de fundos europeus se falhar o prazo para o concurso: até ao final de janeiro.
“O primeiro-ministro disse que precisamos de ir à União Europeia buscar 700 milhões de euros. É uma obra que custa muitíssimo mais e por isso temos que lançar o concurso. Mas a grande questão é: como é que isto vai ser feito? Não há nada dito”, alerta Marques Mendes.
“A decisão tem que ser tomada até ao fim do mês.(...) Há falta de informação, de esclarecimento e transparência.”
TGV: Portugal pode perder fundos europeus
O Governo diz que Portugal pode perder 750 milhões de euros de fundos europeus se o concurso para o TGV não avançar em janeiro. Para a Comissão Europeia, a maturidade da proposta é determinante.
O projeto de alta velocidade entre Lisboa e Porto deverá custar quase cinco mil milhões de euros, sendo que 750 milhões serão provenientes do Mecanismo Interligar a Europa. Este é um fundo que se destina a financiar redes de transporte e de energia mais ecológicas e sustentáveis.
Mas para contar com esse apoio de Bruxelas, o Governo diz que é preciso arrancar com o concurso do TGV já em janeiro.
"Em janeiro, tudo estará pronto para poder lançar o concurso. Mas, obviamente, que tendo em conta a atual situação política, o concurso só será lançado se entre o futuro líder do PS e o atual líder do PSD, ambos derem luz verde para que o concurso possa ser lançado", disse António Costa.