Os portugueses com empréstimo à habitação vão, pela primeira vez em dois anos, pagar menos. A descida beneficia quem tem prestação indexada a Euribor a três e seis meses, já a partir do próximo mês.
O sufoco com a prestação da casa vai aliviar ligeiramente no próximo mês para quem tem o empréstimo associado à taxa Euribor a três e seis meses. Já os contratos a 12 meses, a rever em fevereiro, ainda sofrerão aumentos, mas serão mais reduzidos e podem ser os últimos.
Com base num empréstimo de 150 mil euros a 30 anos e com um spread de 1%, quem tem Euribor a três meses vai pagar menos quase quatro euros (3,84). A seis meses a descida é de 4,29 euros, já contratos com a Euribor a 12 meses vão ter uma subida na prestação de cerca de 24 euros (24,38).
As famílias portuguesas têm sentido o efeito das medidas restritivas do Banco Central Europeu, uma vez que 90% dos contratos têm taxa variável e a prestação da casa está dependente da Euribor. Depois de no ano passado as taxas terem atingido os valores mais altos dos últimos 15 anos, em janeiro, nos prazos a três e a seis meses, recuaram para mínimos de outubro e junho e a prestação com estes dois indexantes descerá, assim, em fevereiro.