O Comité de Direção da Mercadona tomou a decisão de partilhar os lucros com os seus trabalhadores, distribuindo mais meio prémio adicional, além do prémio por objetivos que reparte, em jeito de tradição, todos os anos.
Desde 2001, a cadeia espanhola de supermercados diz já ter distribuído com os seus colaboradores mais de 5.580 milhões de euros, número que "reflete o compromisso da empresa com o crescimento partilhado e com o lucro mútuo".
Assim, em março, os colaboradores com pelo menos um ano de antiguidade que tenham atingido as metas e objetivos definidos no início do ano receberão um salário extra, valor que ascende a dois salários depois de alcançados cinco anos de antiguidade.
Este ano, excecionalmente, os colaboradores receberão adicionalmente um prémio extra correspondente a metade do seu salário.
"Esta medida evidencia que os colaboradores da Mercadona são os principais responsáveis pelo sucesso da empresa e, uma vez mais, confirmaram ser o maior ativo para os 'Chefes' (termo como a empresa designa, internamente, os seus clientes). Isto reflete-se num aumento significativo do número de clientes que efetuam as suas compras na Mercadona, consolidando o seu crescimento e o constante aumento da sua quota de mercado", lê-se no comunicado.
Salientando que a política de recursos humanos da empresa promove "a conciliação entre a vida profissional e pessoal dos seus colaboradores", a Mercadona avança como exemplo, em Portugal, entre outras medidas, "a possibilidade de descanso de dois dias consecutivos para quem tem uma jornada de trabalho de segunda a domingo nas lojas e bloco logístico, o que faz com que cada colaborador possa usufruir de pelo menos oito fins de semana (sábado e domingo) por ano de descanso".
Com Lusa