Economia

Trabalhadores da maior empresa de cogumelos do país em greve por melhores salários

A Varandas de Sousa, que conta com uma nova administração, afirma ter feito recentemente um investimento nas condições de trabalho e infraestruturas.

Loading...

Os trabalhadores da maior empresa de cogumelos do país, a Varandas de Sousa, estão em greve para exigir um aumento dos salários. Na manhã desta segunda-feira concentraram-se à porta das unidades de Vila Real e Vila Flor, em Bragança.

A Varandas de Sousa é uma empresa de produção de cogumelos frescos com cerca de 300 funcionários distribuídos por três unidades industriais no Norte do País. Em Paredes, Vila Real e Vila Flor, onde se localiza a sede.

Foi aqui que duas dezenas de trabalhadores se concentraram ao início da manhã desta segunda-feira para dar conta das suas reivindicações, entre as quais um aumento salarial de 150 euros.

De acordo com a empresa, nos primeiros dois dias de greve a média da adesão situou-se em pouco mais de 1%. Por outro lado, os números do sindicato são significativamente diferentes: cerca de 50% dos trabalhadores em Vila Flor e de quase 100% em Vila Real.

A Varandas de Sousa tem uma posição dominante no mercado nacional com uma quota de 85%. Depois de ter passado por um processo de insolvência aderiu a um plano de recuperação que contemplou um perdão de dívida no valor de 54 milhões de euros.

Em comunicado, a empresa, que conta com uma nova administração, afirma ter feito recentemente um investimento nas condições de trabalho e infraestruturas. Acrescenta que a comunicação e o compromisso com os trabalhadores é permanente e continua a ser melhorada, sendo esse o pilar central do exigente processo de recuperação. A empresa chegou a ter 700 trabalhadores, mas hoje são menos de metade.