O preço dos combustíveis descem esta segunda-feira. É a primeira descida, depois de seis semanas de preços sempre a subir. O gasóleo desce três cêntimos e a gasolina deverá ficar mais barata 1,5 por litro.
Uma das razões para a descida é a quebra no preço do barril de Brent, que serve de referência para o mercado europeu. Atualmente, cada barril custa cerca de 82 dólares. Apesar do preço de referência, é importante o consumidor perceber que cada marca e posto de combustível pode praticar o preço que entender.
De acordo com os preços médios na sexta-feira, divulgados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), a partir da próxima semana um litro de gasóleo simples deverá custar 1,66 euros por litro de gasóleo simples, enquanto a gasolina simples terá o preço de 1,72 euros por litro.
Há um detalhe que deve ter em atenção: o gráfico do portal Preço dos Combustíveis online mostra que aos sábados e domingos os preços médios baixam sempre. Isso deve-se aos descontos de fim de semana que muitas gasolineiras fazem. Se conseguir esperar pelo próximo fim de semana, poderá acumular a descida com mais dois descontos.
Outra forma mais rápida de poupar é, na mesma página, pesquisar pelos 5+económicos, no seu município. O portal apresenta-lhe a lista dos mais baratos, tanto para gasolina como para gasóleo.