Economia

Portugal exporta mais para países vizinhos da Rússia para escapar às sanções da UE

Países como Azerbaijão, Bielorrússia, Geórgia, Quirguistão, Turquia e Emirados Árabes Unidos tornaram-se os destinos de eleição para a mercadoria que em tempos seguia para a Rússia

Portugal exporta mais para países vizinhos da Rússia para escapar às sanções da UE
Canva

Os países europeus estão a exportar mais para os países que fazem fronteira com a Rússia e Portugal não foge à regra. Esta é uma consequência direta das sanções aplicadas pela União Europeia a Moscovo por causa da guerra na Ucrânia.

Entre 2021 e 2023, de forma a contornar as sanções impostas à Federação Russa, as exportações para países vizinhos da nação liderada por Putin aumentaram de forma significativa, escreve o jornal Público, que cita uma análise do economista francês Eric Dior.

Países como Azerbaijão, Bielorrússia, Geórgia, Quirguistão, Turquia e Emirados Árabes Unidos tornaram-se, assim, destinos de eleição para a mercadoria que em tempos seguia para a Rússia.

Este aumento de vendas regista-se nos bens que são alvo de sanções mais rigorosas, bem como na maioria dos produtos.

O caso português segue a tendência europeia. Eric Dior nota que entre 2021 e 2023 as exportações portuguesas para a Rússia caíram 54,9% para um total de 80,8 milhões de euros. Por outro lado, as exportações para países vizinhos aumentaram mais de 200%.