Economia

Privatização da TAP: “hub” de Lisboa deve ser preservado, diz Miranda Sarmento

Numa entrevista à Bloomberg, Joaquim Miranda Sarmento defende que o hub de Lisboa da TAP deve ser preservando na venda da companhia aérea portuguesa.

Joaquim Miranda Sarmento, líder parlamentar do PSD
Joaquim Miranda Sarmento, líder parlamentar do PSD
ANTÓNIO PEDRO SANTOS/Lusa

Portugal deve tentar preservar o “hub” de Lisboa na venda da TAP, defendeu Joaquim Miranda Sarmento (PSD) numa entrevista à Bloomberg.

“Devemos olhar para os interessados [em comprar a TAP], avaliar as condições de mercado e tentar privatizar a TAP defendendo o hub e maximizando as receitas financeiras”, disse.

As declarações de Joaquim Miranda Sarmento vão ao encontro da posição do PSD, que se tem manifestado a favor da privatização da companhia aérea portuguesa, e demonstram ainda a vontade dos sociais-democratas em dar prioridade às rotas de longo curso.

Sem revelar mais detalhes sobre os planos do PSD para a venda da TAP, isto se o partido vencer as eleições de 10 de março, afirma que fazê-lo colocaria Portugal “numa posição de desvantagem nas negociações”.

Questionado ainda sobre a possibilidade de integrar um Governo da AD como ministro das Finanças, Miranda Sarmento - um dos responsáveis pelo programa da coligação - rejeitou responder.

Recorde-se que Fernando Medina, atual ministro das Finanças, reiterou por várias vezes a vontade do Governo manter o hub da TAP em Lisboa.

Entre os interessados na compra da TAP estão as companhias aéreas Air France-KLM e a Lufthansa. O CEO da companhia aérea portuguesa disse em dezembro que será difícil concluir a privatização em 2024.