Em Portugal, havia, em 2023, mais de 171 mil milionários, mais cinco mil do que no ano anterior, registando-se um aumento de 3% em apenas um ano. Segundo o Global Wealth Report 2024, a tendência é de crescimento e, por isso, estima-se que em 2028 serão mais de 17 mil, o que corresponde a um aumento de 10%.
Se em 2022 o número de milionários no país ficava-se pelos 166 mil, hoje em dia esse valor é mais elevado e a previsão para daqui a quatro anos é que sejam quase 190 mil pessoas. Apesar de o número para 2028 ser bastante otimista, Portugal encontra-se pelos finais da lista.
Enquanto que o Taiwan é o país que se estima onde será registado o maior aumento de milionários, o mesmo não acontece no Reino Unido e nos Países Baixos, que se encontram na lista dos que a tendência prevista é de diminuição.
“A riqueza global tem aumentado constantemente desde 2008, ultrapassando recessões e crises financeiras”, lê-se no relatório publicado.
Mas, quem pode ser considerado um milionário? Para o banco suíço UBS, são as pessoas que têm um património líquido superior a um milhão de dólares, cerca de 917 mil euros.
Quanto é o património líquido do adulto português médio?
Segundo o mesmo relatório, o património líquido do adulto português médio ronda os 68 mil euros, um número que representa uma subida de 3,8% relativamente ao ano anterior.
O Global Wealth Report 2024 prevê ainda que daqui para a frente "a riqueza por adulto continue a crescer em quase todos os mercados".

