Economia

Euribor baixa em todos os prazos para novos mínimos desde maio de 2023

As taxas euribor, que servem de referência para os créditos habitação, voltaram a baixar para os valores mais baixos em mais de um ano. Quem tiver a prestação a rever em agosto já vai sentir diferença de algumas dezenas de euros.

Loading...

As taxas Euribor a três, a seis e a 12 meses voltaram a baixar esta semana para mínimos de maio do ano passado. Mesmo que seja ligeira, é uma descida que já vai reduzir as prestações para quem tem a taxa a rever em agosto.

A taxa a seis meses baixou ligeiramente de fevereiro para cá. No caso de um empréstimo de 150 mil euros a 30 anos, com um spread a 1% que reveja a prestação em agosto, vai sentir uma diferença de quase 22 euros. Se for um empréstimo de 300 mil, a prestação deve baixar perto de 43 euros.

A descida da Euribor a 12 meses foi mais acentuada de julho do ano passado para julho deste ano. A poupança pode ir dos 62 euros no caso de um empréstimo de 150 mil euros, e até aos 124 se o empréstimo for de 300 mil.

Especialistas recomendam… calma

É preciso moderar as expectativas, porque, apesar das descidas, os especialistas acham muito pouco provável que as taxas voltem a estar negativas ou perto de zero.

A DECO estima que se aproximar dos 3 por cento até ao final do ano. A expectativa é perceber qual vai ser o comportamento do Banco Central Europeu nos próximos meses.