O CEO da Lufthansareuniu-se, esta segunda-feira,com o ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, e com o ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz. A SIC sabe que o encontro está relacionado com a intenção de comprar a TAP.
Para além da operação do transporte de passageiros, em cima da mesa podem estar ainda investimentos na área da engenharia – nomeadamente, a participação na Lufthansa Teknik, área responsável pela manutenção dos aviões da companhia alemã, que pode criar sinergias com a TAP Manutenção e Engenharia.
Poucas horas antes da chegada do líder do grupo alemão a Lisboa, o jornal Corriere della Sera já avançava os valores do negócio.
De acordo com a publicação italiana, a Lufthansa quer ficar com 19,9% da TAP e, para isso, está disponível a pagar entre 180 e 200 milhões de euros.
Se o Governo português aceitar estas condições, a venda deve ficar fechada até ao final do primeiro trimestre do próximo ano.
A reunião desta manhã com o CEO do grupo alemão não terá sido a primeira. Membros do governo de Montenegro já tiveram encontros preliminares com membros da Lufthansa.
E não serão os únicos. A SIC apurou que o Governo tem recebido também responsáveis de outras companhias aéreas. O grupo da francesa Air France e da britânica British Airways também já mostrouinteresse em ficar com a companhia portuguesa.
O Executivo tem reafirmado a intenção de vender a TAP, que atualmente é detida a 100% pelo Estado português.