Economia

Taxa de inflação sobe para 2,1%: preço dos alimentos continua a aumentar

A taxa subiu 0,2 pontos percentuais, em comparação com a inflação de 1,9% registada em agosto.

Loading...

A taxa de inflação subiu para 2,1%, em setembro. O preço dos produtos energéticos abrandou, mas a comida ficou mais cara.

Os meses passam e a taxa de inflação vai variando, mas os discursos - quer de quem vende, quer de quem compra - pouco mudam.

“Tudo está mais caro”, reclamam os clientes.

Na hora de ir às compras, é preciso cada vez mais. De acordo com a estimativa do Instituto Nacional de Estatística (INE), este mês a taxa de inflação subiu 0,2 pontos percentuais, em comparação com a taxa de 1,9% registada em agosto.

No geral, o preço da energia diminuiu, sobretudo por causa da redução mensal nos preços dos combustíveis.

É o preço dos alimentos que faz aumentar a média dos preços do cabaz usado pelo INE nas contas da inflação. Frutas, carne e peixe continuam a ficar mais caros.

Segundo as estimativas, a inflação voltou a ultrapassar a barreira dos 2%. Os dados definitivos são conhecidos na próxima semana.