Economia

Banco de Portugal lança concurso para dar segunda vida às notas

Os grupos, compostos por três ou mais pessoas, devem desenvolver protótipos que permitam reutilizar os resíduos das notas de euro que não cumprem os requisitos para se manterem em circulação.

Banco de Portugal
Banco de Portugal
Armando Franca

O Banco de Portugal vai lançar, a 25 de novembro, o concurso “Vamos dar uma segunda vida às notas” que pretende reutilizar os resíduos das notas de euro que não podem circular.

Pretende-se incentivar e envolver a sociedade no desenvolvimento de protótipos que permitam reutilizar os resíduos das notas de euro que não cumprem os requisitos de qualidade para se manterem em circulação", lê-se em comunicado.

Em nota de imprensa, o banco revela ainda que, com esta iniciativa, procura “soluções alternativas à incineração, que sejam ambientalmente sustentáveis e geradoras de valor".

As candidaturas devem ser apresentadas por grupos de três ou mais elementos, podendo contar com a colaboração de empresas “com atividade relevante para a realização do projeto”.

Para o desenvolvimento dos protótipos dos três melhores projetos apresentados, o Banco de Portugal vai atribuir um valor máximo de 10 000 € por projeto e, adicionalmente, 5 000 € à candidatura que apresente o protótipo vencedor.

Para se candidatarem, os grupos devem preencher o formulário disponibilizado no site do Banco de Portugal até às 23h59 de 14 de fevereiro de 2025. O anúncio do projeto vencedor e a atribuição do prémio acontecem até ao fim do próximo ano.