O portal Imovirtual avança que o preço médio das casas em Alcochete aumentou 67% em apenas um ano. A principal razão apontada é a construção do novo aeroporto de Lisboa. O presidente da câmara e agentes imobiliários dizem que os dados não são reais e que o aumento começou antes de ser anunciada a nova localização.
O Imovirtual conclui que os preços dos imóveis em Alcochete subiram, em média, cerca de 67% em apenas 12 meses, um aumento que o portal considera inédito no mercado.
Entre o 1º e o 2º trimestre deste ano, o preço médio das casas subiu de 450 mil euros para 495. Corresponde a uma subida de 10%.
No 3º trimestre em relação ao anterior, os valores médios chegaram a atingir os 600 mil euros, uma subida de 21,21%.
Isto acontece numa altura em que o Governo anunciou a localização do novo aeroporto de Lisboa precisamente para Alcochete.
A SIC pediu uma reação ao presidente da Câmara Municipal de Alcochete. Ao contrário do que avança o portal Imobiliário, Fernando Pinto garante que este aumento não está relacionado com o novo aeroporto de Lisboa e que os aumentos não são de agora.
O mercado imobiliário de Alcochete diz também não acreditar num aumento tão alto desde o início do ano. Afirma que estas subidas acontecem já desde o aumento do custo de vida, pelo menos desde 2022.
O Governo anunciou que o novo aeroporto deverá estar concluído em 2034 com o objetivo substituir o Aeroporto Humberto Delgado.