Economia

Entrevista SIC Notícias

"Não fazer compras por impulso": conselhos-chave da Deco para a Black Friday

Nuno Pais de Figueiredo, porta-voz da Deco Proteste, deixa indicações fundamentais para fazer as melhores compras em segurança e evitar burlas, em especial nas encomendas online.

Loading...

Hoje é Black Friday, dia em que os consumidores devem estar particularmente atentos. Em entrevista na SIC Notícias, Nuno Pais de Figueiredo, da Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (Deco Proteste), deixou alguns conselhos e dicas para fazer compras da melhor maneira e evitar burlas, em especial nas encomendas online.

“Não fazer nenhuma compra por impulso, porque corre o risco de gastar mais do que está à espera ou principalmente mais caro do que aquilo que pensava que inicialmente iria comprar, portanto, acima de tudo, não agir por impulso e depois ter muita atenção àqueles que são designados por mega saldos hipersaldos, porque provavelmente nas contas finais não serão bem assim”, começa por alertar Nuno Pais de Figueiredo

Em relação às compras online, que têm cada vez mais adeptos, há cuidados específicos a ter em conta.

“A Deco Proteste recomenda que se utilize preferencialmente, até por uma questão de segurança das nossas fianças, o MB Way, seja por via de um pagamento avulso, seja pela criação de um cartão para uma compra específica. Se utilizar o MB Way a garantia pelo menos de que não lhe vão clonar o cartão ou interferir nos seus dados bancários, é mais segura”, esclarece.

As compras online são, de facto, situações mais vulneráveis para os consumidores, principalmente nesta altura do ano, mas não apenas durante a Black Friday.

“Nós sabemos perfeitamente que diariamente nos entram nos telefones, seja por mensagem, seja por mails, fraudulentos e é preciso ter muito cuidado nesta altura do ano, porque? Acima de tudo, é aproveitar a fragilidade das pessoas que estão mais permeáveis aos saldos, aos grandes descontos (…) Nesse sentido, a Deco Proteste recomenda é que tenha muita atenção, onde as plataformas se dirigem para fazer pagamentos, mas principalmente utilizando a via do do MB Way porque acaba por ser mais seguro”, sublinha Nuno Pais de Figueiredo.

A pretexto deste dia de consumismo generalizado, há que estar atento a sinais de burla. O porta-voz da Deco Proteste explica o que se deve fazer e como reagir quando se está perante uma situação de fraude.

Temos na nossa plataforma um comparador, o que significa que pode colocar o produto que quer comprar no comparador e o comparador depois diz o valor a que o produto está, o valor a que o produto esteve e onde o pode comprar mais barato e, se assim for, acaba por fazer um negócio melhor e não se deixar iludir ou ir a algum engodo de um saldo que, na realidade, não é bem aquilo que mostra.

Por outro lado, seja nas compras online, seja nas compras presenciais, acima de tudo o que é recomendável é que se preencha o livro de reclamações sempre que alguma coisa não estiver bem, nós podemos auxiliar também através da nossa plataforma e depois fazemos o encaminhamento naturalmente para as autoridades competentes," esclarece Nuno Pais de Figueiredo.