Economia

Despedimentos na Siemens: mais de 200 pessoas vão para o desemprego

Fábrica de pás eólicas é uma das maiores empregadoras do concelho de Vagos, com 1.300 funcionários. Redução de cerca de 20% de toda a força laboral da unidade foi confirmada à SIC pela empresa.

Siemens Gamesa
Loading...

A fábrica da Siemens em Vagos vai despedir 222 pessoas. A multinacional produz pás para torres eólicas e diz que a mão de obra deixou de ser necessária.

A redução de cerca de um quinto de toda a força laboral da unidade de Vagos foi confirmada à SIC pela empresa, que admite uma travagem significativa do atual plano de trabalho a partir de fevereiro.

Esta decisão, segundo a multinacional, deve-se a questões técnicas relacionadas com dois modelos de turbinas onshore, o que causou uma paragem das vendas.

Trabalhadores indemnizados acima do valor mínimo por lei

Num esclarecimento escrito sobre este processo, a empresa refere que está a implementar uma reestruturação com vista a regressar à rentabilidade e adianta que está a negociar com os trabalhadores uma compensação superior ao valor mínimo estabelecido por lei.

Ao que a SIC, apurou o processo de despedimento não está a ser mediado por nenhum sindicato.

A fábrica de pás eólicas é uma das maiores empregadoras do município de Vagos, com 1.300 funcionários, dispondo até de um acesso privado à A17. A Siemens Gamesa é uma subsidiária da gigante alemã Siemens Energy, que emprega mais de 100 mil pessoas em 90 países.