As comissões bancárias continuam a ser a principal razão dos lucros da Banca. Lucros esses que alcançaram um recorde em 2023 que pode ser ultrapassado já em 2024. É o que mostram as contas feitas pela DECO.
Mais de 21 mil milhões de euros de lucros, entre 2014 e 2024. É a soma dos ganhos dos cinco maiores bancos portugueses: BPI, Caixa Geral de Depósitos, Millennium, Novo Banco e Santander. Um valor quase igual ao que o Estado português gastou entre 2008 e 2023 para ajudas ao setor financeiro.
“O principal argumento que a Banca sempre deu para o aumento de comissões, que era a questão da margem financeira ser muito reduzida durante o tempo em que as taxas de juro foram negativas, a partir do momento em que nós tivemos em 2022 uma subida vertiginosa das taxas de juro no mercado, em que a margem financeira obviamente duplicou em muitos casos e não se verificou aquilo que se esperava que era uma redução das comissões quebradas”, explica Nuno Rico, Deco Proteste.
Aliás, durante estes 10 anos as comissões pagas pelos consumidores tiveram um aumento de 30%. Estes pagamentos representam 97% dos lucros dos cinco grandes bancos. Os lucros cresceram cerca de 80% em 2023, com a escalada das taxas Euribor, mas as comissões, só desceram 2,5%.
A SIC pediu a justificação à Associação Portuguesa de Bancos, mas não teve resposta. Para a DECO muitas destas comissões são "injustificadas e desproporcionais", mas ter uma conta bancária é praticamente imprescindível nos dias de hoje.
“É muito difícil perceber para a população, e para os clientes bancários, estes valores. E principalmente esta atitude que nós temos da Banca de falar de uma responsabilidade social de que existe para apoiar os consumidores e para apoiar a sociedade e obviamente tem um papel muito importante, mas depois verificamos que do ponto de vista prático, do custo daquilo que cobra aos consumidores, não tem esse cuidado”, explica Nuno Rico.
A DECO diz que os consumidores estão a pagar mais por menos serviços também por terem fechado várias agências bancárias em todo o país.