Economia

Trabalhadores lutam por indemnizações: Tupperware fechou em Portugal e deixou 200 no desemprego

O fecho da fábrica da Tupperware em Montalvo gerou uma onda de desemprego que preocupa a população. Em causa pode estar uma crise económica e social no concelho de Constância.

Fábrica da Tupperware em Montalvo, Constância
Loading...

Os cerca de 200 funcionários da empresa da Tupperware em Montalvo estão no desemprego. Agora, lutam pelas indemnizações a que têm direito e que lhes foram prometidas pelo administrador de insolvência da fábrica.

O Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras está a acompanhar o processo. “No pior dos cenários, os trabalhadores não vão receber a totalidade das indemnizações”, reconhece a diretora do sindicato, Isabel Matias.

Com dezenas de anos de dedicação a esta fábrica, os funcionários saem agora com os papéis para conseguirem pedir o subsídio de desemprego. Para muitos, a idade já é um obstáculo na procura de um novo emprego e o sentimento de incerteza aumenta.

“Impacto em toda a região”

Esta onda de desemprego em massa está a gerar uma grande preocupação. Em causa pode estar uma crise económica e social no concelho de Constância, tal como já antecipava o presidente do município, Sérgio Oliveira.

“Há um impacto principalmente no concelho de Constância, mas também em toda a a região. Há casais que trabalhavam lá os dois, casais que estavam a pagar o crédito habitação e do automóvel, que têm filhos em idade escolar, o que exige que tenham um salário no fim do mês”, frisa o autarca.

Depois de décadas a laborar em Montalvo, a fábrica das famosas caixas de plástico parece ter chegado ao fim.