Economia

Plantação de mirtilos em Portugal cresceu 700 vezes em área em 15 anos

De 43 hectares, a plantação de mirtilos passou para cerca de 3 mil. Trata-se de um setor que vale 38 milhões de euros. Mas os pequenos produtores queixam-se de não conseguirem contratar mão de obra.

Loading...

A área de plantação de mirtilos aumentou quase 700 vezes nos últimos 15 anos. A maior parte da produção ainda vai para o estrangeiro e há cada vez mais queixas sobre adificuldade de encontrar mão de obra.

No último ano, a área de plantação de mirtilos em Portugal atingiu os 3 mil hectares. É um crescimento significativo já que, em 2010, a produção deste fruto ocupava apenas uma área de cerca de 43 hectares. Os dados ainda não são conhecidos, mas a produção de mirtilos deverá ter ultrapassado as 21 mil toneladas.

Apesar do consumo interno estar a crescer, quase toda a produção é escoada para países estrangeiros – sobretudo os Países Baixos, seguidos de Espanha e França.

“A maior parte das nossas explorações ainda se foca muito na exportação. Ainda há uma margem muito grande para conseguirmos vender em Portugal”, admite Carlos Adão, presidente da Associação Nacional de Produtores de Mirtilo.

No Sul estão situadas as áreas mais extensas de cultivo e é também lá que os produtores mais recorrem à mão de obra estrangeira. A Associação Nacional de Produtores de Mirtilo quer que o processo de contratação seja mais simples para os pequenos produtores.

“Os pequenos produtores pretendem recorrer muito à mão de obra local que está disponível. Estamos a falar de ativos, muitos desempregados, estudantes, reformados. E o que acontece é que temos muita dificuldade em contratar essas pessoas pela burocracia”, afirma Carlos Adão.

O preço deste fruto com propriedades antioxidantes tem estabilizado. Os produtores não se sentem recompensados.

“Não é propriamente um fruto bem pago ao produtor”, defende Frederico Barbosa, produtor de mirtilos.

Um setor em crescimento, que vale 38 milhões de euros. A área de plantação aumentou de 43 hectares em 2010 para cerca de 3 mil hectares em 2024.