O preço das casas está a levar cada vez mais famílias a viver em barracas. O movimento "Vida Justa", que luta por habitação digna para quem trabalha, esteve este domingo no bairro do Zambujal, em Loures, onde várias famílias vivem sob a ameaça de despejo.
Nas imagens captadas pela SIC está tudo o que resta da casa de uma das filhas de Teresa Ladim. Já passou mais de um ano, mas ainda vive a angústia dademolição.
Teresa continua a resistir com a familia na casa ao lado, agarrada a um trabalho de limpezas como tantas outras mãesdeste bairro: o Zambujal, em Loures.
O que Wilson Costa aprendeu a trabalhar na construção civil usou para construir também a própria casa.
Quase tudo foi reduzido a escombros. O pouco que restou de pé serve de teto que partilha com mãe e o irmão.
Tal como muitos outros que aqui moram, Wilson sabe que a história de uma construção ilegal pode acabar assim, mas diz que não tem alternativa.
Demolições em Loures
Nos últimos dias, várias casas foram demolidas por ordem da Câmara de Loures. A roupa continua a ser lavada e pendurada, a comida a ser feita, a vida a acontecer num bairrro que lembra um cenário de guerra.
Para apelar ao Governo que encontre uma solução para as pessoas que trabalham e que não conseguem viver numa casa digna o movimento "Vida Justa" está a organizar eventos em vários bairros.
A grave crise na habitação atira cada vez mais famílias para a construção ilegal, para habitações sobrelotadas ou, no limte, há quem fique em situação de sem-abrigo.
