Economia

Bolsas mundiais fecham no vermelho com receio das novas tarifas de Trump

As declarações do presidente norte-americano causaram nervosismo nos mercados, com quedas que chegaram a 1,7% na Europa e uma média trimestral superior a 4%. A Goldman Sachs alerta para o risco elevado de recessão nos Estados Unidos, que pode alastrar-se à Europa caso as tarifas entrem em vigor.

Loading...

As bolsas mundiais fecharam o mês de março no vermelho. A mais penalizada foi a Bolsa de Nova Iorque, mas a Europa também não escapou ao receio dos investidores, e a culpa recai sobre as tarifas de Donald Trump.

Os investidores já estavam nervosos com as sucessivas decisões de Donald Trump e apanharam mais um susto com as declarações feitas esta madrugada a bordo do avião presidencial.

Os analistas acreditam que, caso Trump avance, a situação pode ficar muito complicada para a economia mundial.

Devido ao fuso horário, os mercados europeus foram os primeiros a sentir o impacto. As quedas chegaram aos 1,7% e a média do primeiro trimestre ultrapassa os 4%. O índice francês foi o mais penalizado.

No entanto, o maior problema foi mesmo em Wall Street. É já na quarta-feira que Trump pretende impor tarifas aduaneiras ao mundo.

A Goldman Sachs afirma que o risco de recessão nos Estados Unidos é elevado e que pode alastrar à Europa, sendo apenas uma questão de tempo, caso as tarifas entrem em vigor.