Economia

Tarifas de Trump podem ter impacto "ambíguo nos preços"

O Governador do Banco de Portugal diz que as tarifas norte-americanas vão ter um impacto incerto nos preços. Mário Centeno alerta para uma contração da economia.

O governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, intervém durante a conferência de imprensa de apresentação do Boletim Económico de março, no Museu do Dinheiro, em Lisboa
Loading...

O Governador do Banco de Portugal disse esta quarta-feira que as tarifas impostas pelo presidente norte-americano podem ter um impacto incerto nos preços. Mário Centeno prevê que a resposta inicial não seja eficiente e alerta para uma contração da economia.

“As tarifas são um imposto e são uma barreira à economia que põe de lado cinco séculos de desenvolvimento económico global. Nós vamos assistir a uma contração da economia, vamos assistir a uma resposta inicial que é pautada pela ineficiência porque vamos tentar fazer as mesmas coisas com novas restrições”, disse o Governador do Banco de Portugal.

“Vai ter um impacto negativo na atividade económica e pode ter um impacto ambíguo nos preços”, frisa.

As declarações do antigo ministro das finanças foram proferidas no mesmo dia em que Donald Trump anunciou a suspensão de tarifas recíprocas por 90 dias a mais de 75 países. De fora, ficou a China que, pelo contrário, viu as taxas subirem para os 125%.

Na rede social Truth, o presidente norte-americano justificou a decisão, dizendo que se baseia “na falta de respeito que a China demonstrou perante os mercados mundiais".

Isto acontece horas depois de Pequim anunciar uma taxa adicional de retaliação de 50% sobre as importações vindas dos Estados Unidos, a juntar às tarifas de 34% anteriormente anunciadas, atingindo um total de 84%.