Economia

Governo alarga até final de junho prazo para pagamento da prestação do IMI

O Ministério das Finanças informa que os contribuintes terão até ao final do mês de junho para pagar a primeira prestação do IMI ou, se for o caso, a prestação única deste imposto.

Governo alarga até final de junho prazo para pagamento da prestação do IMI
Rafa Jodar

Foi há mais de uma semana mas os efeitos ainda se fazem sentir. Devido ao apagão elétrico que afetou a Península Ibérica, o Ministério das Finanças informa que decidiu prolongar os prazos de algumas obrigações fiscais, nomeadamente o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI).

A Autoridade Tributária (AT) alertou o Governo para “constrangimentos técnicos que têm condicionado a emissão das notas de cobrança do IMI,referentes ao ano 2024” e, por isso, o Executivo “decidiu prorrogar, para todos os contribuintes, o prazo para o pagamento da primeira prestação do IMI ou, se for o caso, da prestação única deste imposto até ao final do mês de junho”, lê-se no comunicado enviado às redações.

Mas há outro prazo que foi prolongado também devido às “referidas dificuldades temporárias no acesso ao Portal das Finanças e à proximidade dos novos prazos para o cumprimento das obrigações fiscais em matéria de IVA”. Trata-se da declaração de rendimentos do IRC (Modelo 22), cujo prazo foi estendido até 16 de junho.

O Governo reitera que está “a acompanhar a evolução dos trabalhos para repor a normalidade no funcionamento dos sistemas informáticos da AT, na sequência da interrupção geral de fornecimento de energia elétrica que afetou toda a Península Ibérica, e a avaliar os respetivos efeitos para o cumprimento das obrigações fiscais", prometendo avançar com “ajustamentos” ao calendário fiscal que se justificem.