Economia

O terceiro maior exportador da Europa: vendas de azeite português atingem 1500 milhões de euros

O azeite produzido em Portugal é já reconhecido como um dos melhores do mundo. A última campanha registou um aumento de 10% e os produtores procuram agora investir em novos mercados.

Loading...

A exportação de azeite aumentou no ano passado e ultrapassou os mil milhões de euros. Portugal é sexto maior produtor do mundo e um dos maiores abastecedores do mercado europeu.  

A última campanha ficou marcada por um aumento de 10% da produção nacional em relação à anterior. 

“É a segunda melhor marca que obtivemos desde sempre. Foi um ano bom, que permitiu também alguma regularização dos preços”, refere Gonçalo Morais Tristão, do Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo. 

Portugal é já o sexto maior produtor de azeite do mundo e o terceiro maior exportador da Europa. Em 2023, o valor das exportações já tinha ultrapassado os mil milhões de euros e 2024 superou esses resultados. 

“Os números provisórios do Eurostat já falam em 1500 milhões de euros”, assinala Gonçalo Morais Tristão. “A tendência é virmos, gradualmente, aumentar o nível das exportações.” 

Os produtores pretendem agora apostar em novos mercados, nomeadamente na Europa e nos Estados Unidos da América, depois do reforço da exportação para territórios como Brasil e Macau.