A OCDE avisa para o maior abrandamento da economia mundial desde a pandemia de covid-19 e diz que a culpa é da guerra de tarifas lançada por Donald Trump. A previsão de crescimento para Portugal em 2025 é revista em baixo, para 1,9% abaixo da expectativa do Governo.
A guerra de tarifas de Donald Trump continua a abanar a economia mundial e Portugal não fica imune ao cenário de incerteza.
Agora é a OCDE a cortar nas previsões e a rever em baixa o crescimento nacional em 2025 e 2026. Aponta para 1,9%, uma décima acima da previsão da Comissão Europeia mas abaixo das contas do Governo.
Antes das eleições, o ministro das Finanças previa um crescimento de 2,4% em 2025. Já depois da ida às urnas, Miranda Sarmento admitia que podia ser menor, mas sempre acima de 2%.
A OCDE não é tão otimista e o pessimismo aumenta quando olha para a economia global.
A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico corta nas previsões de crescimento e avisa que o tiro de Trump pode sair pela culatra.
Uma das economias mais afetas pelas tarifas e a incerteza é precisamente a norte-americana, juntamente com o Canadá e México.
A OCDE corta ainda nas previsões e no crescimento da China, França, Japão e Reino Unido.Já a Zona Euro deve crescer, mas de forma moderada.
A Europa tenta marcar posição nas negociações com Trump, numa altura em que o norte-americano mantém a ameaça de mais tarifas.