Economia

Na Madeira preços das casas disparam, mas compradores estrangeiros não faltam (ao contrário dos residentes)

A Madeira é uma das regiões onde o preço das casas mais subiu. Os estrangeiros, sobretudo americanos e cidadãos do Leste da Europa, formam o mercado de luxo e, da Ponta do Sol à Calheta, as contas fazem-se em milhões.

Loading...

O mercado imobiliário na Madeira vive, sobretudo, dos estrangeiros - em particular americanos e cidadãos do Leste da Europa. Para os madeirenses, no entanto, é cada vez mais complicado.

A SIC visitou um T2 nos Reis Magos, a 12 km do centro do Funchal e construído em 2004, no valor de 280 mil euros. O preço, ainda assim, está ligeiramente abaixo da média das casas na Madeira, que vai nos 297 mil euros.~

Foi a região onde os preços mais subiram e, por isso, são cada vez menos os que podem comprar ou sonhar com um apartamento. E as contas ficam ainda mais complicadas se estivermos a falar da primeira casa:

"Apesar dos apoios do Governo, as taxas de esforço apresentadas são elevadas", explica, à SIC, o consultor imobiliário Ricardo Canada.

Dificuldades que, por enquanto, não beliscam sequer o negócio, porque os clientes para as casas de luxo não faltam.

Os estrangeiros, sobretudo americanos e cidadãos do Leste da Europa, formam o mercado de luxo e, da Ponta do Sol à Calheta, as contas fazem-se em milhões.

Seja para reabilitação ou construção nova, na Madeira, tudo é pensado para o luxo, para os estrangeiros e para os turistas.

Há cada vez mais estrangeiros a comprar casa em Portugal, sobretudo brasileiros e norte-americanos

Preços das casas aumentam há 12 anos seguidos: qual a razão?