Economia

Análise

As dúvidas (ainda) por esclarecer sobre a reprivatização da TAP

A decisão tomada, esta quinta-feira, pelo Governo sobre a reprivatização da TAP esteve em análise na antena da SIC com o analista de aviação comercial, Pedro Castro, o coautor do livro "Milhões a Voar – As mentiras que nos contaram sobre a TAP", André Pinção Lucas, e o diretor do Expresso, João Vieira Lopes.

Loading...

A aprovação em Conselho de Ministros do decreto-lei é o primeiro passo para arrancar com a venda da TAP, que vai voltar a ter acionistas privados depois de em 2020 o Governo ter avançado para a nacionalização no âmbito do impacto da pandemia no transporte aéreo.

A reprivatização da transportadora aérea tem estado em cima da mesa desde 2023, mas foi interrompida com a queda dos dois últimos governos PS e PSD.

Originalmente estatal, a TAP foi parcialmente privatizada em 2015, mas o processo foi revertido em 2016 pelo Governo de António Costa, que retomou 50% da empresa.

No ano passado, o executivo de Luís Montenegro retomou o tema e manifestou intenção de avançar com a alienação de uma participação minoritária em 2025.

Desde então, têm decorrido negociações com grandes grupos europeus como a Air France-KLM, Lufthansa e IAG.