Ao quarto e último dia de paralisação, a greve dos trabalhadores da Menzies, antiga Groundforce, continua a dificultar a vida a quem passa pelo aeroporto Humberto Delgado em Lisboa.
Os sindicatos dizem que durante a manhã desta segunda-feira foram cancelados, pelo menos, 15 voos. Os atrasos também têm dificultado os planos de quem tem de viajar.
Nas contas dos sindicatos, foram cancelados mais de 70 voos durante o fim-de-semana, neste que é o maior aeroporto do país. Muitos passageiros conseguiram seguir viagem, mas sem as malas porque a carga tem ficado em terra.
Até ao dia 1 de setembro, estão previstos mais 16 dias de greve. A partir de 8 de agosto, será sempre assim à sexta-feira, ao sábado, ao domingo e à segunda-feira. Para esta manhã, estava também prevista uma paralisação em frente à sede da empresa, mas os trabalhadores não apareceram.
Os sindicatos dizem que o futuro depende da administração da Menzies. A empresa que presta assistência em terra às companhias aéreas já disse que está aberta ao diálogo.
Os sindicatos acusam a empresa de estar a violar o direito à greve. Vão, por isso, avançar com queixas ao Ministério Público.
A greve da Menzies só termina à meia-noite. A ANA, a empresa que gere os aeroportos nacionais, aconselha os passageiros a estarem atentos às informações das companhias aéreas.