Economia

Santa Casa da Misericórdia quer abrir mais mil postos de venda

O vício da raspadinha afeta cem mil pessoas em Portugal, 30 mil de forma patológica. Os que mais jogam são os mais pobres, mais velhos e com pior saúde mental. E o cenário pode ficar pior porque a Santa da Misericórdia decidiu abrir mais mil postos de venda. O negócio garante quase 60% da receita da instituição.

Loading...

Há quem jogue todos os dias na raspadinha. Gastam as poupanças, mas sempre com a esperança de ganharem ainda mais dinheiro. Os comerciantes já conhecem de perto as histórias de cada um que por aqui passa para tentar a sorte.

"A raspadinha é um lucro direto. A maioria das pessoas gasta cinco euros por dia, mas tenho clientes a gastar 50 e até mesmo 200 euros"

A Santa Casa da Misericórdia quer agora acrescentar mais mil postos de venda para chegar ao objetivo dos seis mil no total.

Em 2024, os Jogos da Santa Casa registaram o maior valor de sempre em prémios pagos - 2.073,2 milhões de euros. 79 apostadores receberam prémios superiores a um milhão de euros.

A Lotaria Instantânea, também conhecida como “raspadinha”, continua a ser o jogo preferido dos portugueses.“Registou um crescimento marginal de 0,6%, subindo de 1.836 M€ para 1.848 M€, mantendo a nível de representatividade no portefólio (58,8%)”.

Segundo o relatório de gestão e contas de 2024, a Santa Casa da Misericórdia teve um resultado líquido de 30,3 milhões de euros.