Economia

Cabaz alimentar já custa mais 17 euros do que no ano passado

Atualmente, o preço do cabaz já excede os 271 euros. Só os ovos, por exemplo, sofreram um aumento de mais de 40%.

Loading...

O cabaz de 63 alimentos da Deco Proteste custa hoje mais 17 euros do que há um ano. Os ovos foram o produto cujo preço mais aumentou e custam quase o dobro. 

A subida do preço dos alimentos não é uma novidade para os comerciantes nem para os consumidores. Mesmo assim, todos os dias sentem o desafio das constantes alterações. 

Os clientes acabam por optar pelos mercados, na esperança de encontrar preços mais acessíveis. Os comerciantes esforçam-se para atender esses pedidos. 

Há um ano, o cabaz alimentar de produtos essenciais era 17 euros mais barato. Subiu cerca de 2% e custa agora mais de 271 euros. 

Os ovos foram o produto onde mais se notou a subida de preços. Uma caixa de meia dúzia custava há um ano 1,47 cêntimos. Agora, para comprar a mesma caixa de ovos, os consumidores gastam 2,06 euros. Um aumento de 41%.  

Também a alface e os brócolos fazem parte dos produtos que mais aumentaram de preço no último ano. 

Se compararmos com o início deste mês, o preço do cabaz de 63 alimentos está, na verdade, a baixar. Mas é uma descida que, no final das contas, mal se sente na carteira dos portugueses.