Economia

Novo data center promete dinamizar Abrantes, mas isenção de impostos levanta dúvidas à oposição

Um novo centro de dados em Abrantes deverá permitir a criação de 450 postos de trabalho na região. Mas o projeto, que mereceu o apoio da autarquia através de uma isenção de impostos, levantou algumas dúvidas.

Loading...

A empresa EDC Port 1 anuncia um investimento de 7 mil milhões de euros num data center em Abrantes, na zona envolvente da central termoelétrica do Pego. Será um dos maiores centros de dados do país e o promotor garante já ter parceiros interessados.  

A localização não é inocente. Desde o encerramento da central a carvão, que Abrantes converteu a área em zona livre tecnológica e isso traz vantagens para empresas ligadas à tecnologia e energia. Outro dos requisitos que levou a EDC Port 1 a escolher Abrantes é o ponto de acesso à rede elétrica existente junto à central. 

Ao data center chegou ajuda do lado da autarquia, que atribuiu ao projeto o estatuto de projeto empresarial de interesse municipal (PEIM) - o que permite isentar a EDC Port 1 do pagamento de mais de 16 milhões de euros em impostos. 

Todo o processo suscitou dúvidas nas várias forças políticas representadas no município, que, apesar disso, aprovaram por unanimidade o apoio ao investimento. 

Para já, ainda não há data marcada para o arranque da obra, mas o promotor garante que será tão breve quanto possível. 

A planificação aponta para que no final do segundo trimestre de 2028 o data center de Abrantes já possa estar a operar. O investimento total só será, contudo, concluído em 2031 com a criação de 450 postos de trabalhos diretos e 700 indiretos.