Economia

Procura por hotéis e restaurantes aumenta no Natal e passagem do ano com preços a subirem até 15%

Cada vez mais, os portugueses optam por celebrar o Natal e a passagem de ano fora de casa. A Madeira continua a ser o destino mais procurado, com um aumento de 10% em comparação com 2024.

Procura por hotéis e restaurantes aumenta no Natal e passagem do ano com preços a subirem até 15%
Canva

A época festiva deste ano promete ser um sucesso para o setor hoteleiro em Portugal, com uma procura crescente, tanto por turistas portugueses como estrangeiros. A ocupação dos hotéis no Natal e na passagem de ano pode atingir 95%, embora os preços também acompanhem essa subida, com aumentos que podem chegar aos 15%, segundo o Diário de Notícias.

O mercado nacional tem se mostrado cada vez mais relevante nesta quadra, com um número crescente de portugueses a optarem por celebrar as festas em hotéis e restaurantes, em vez de o fazerem em casa.

O maior grupo hoteleiro do país, o Pestana Hotel Group, destaca a forte procura nas suas unidades do Porto, embora em Lisboa a procura tenha sido ligeiramente inferior em comparação ao ano passado.

No Algarve, espera-se um crescimento de 5% a 7%, e a Madeira continua a ser o destino mais procurado, com um aumento de 10% em comparação com o ano anterior.

Os portugueses e os espanhóis os principais responsáveis pelo aumento das reservas em locais como Lisboa, Porto e outras cidades. Já na Madeira e no Algarve, os turistas ingleses e alemães dominam a procura.

A taxa de ocupação varia entre 65% e 95% dependendo da região, e as tarifas também subiram, com ajustes feitos por muitos hotéis face ao aumento da procura.