Economia

Inflação abranda para 1,9% em janeiro

A taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor estimada para janeiro é inferior, em 0,3 pontos percentuais, à observada no mês anterior, indica o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Inflação abranda para 1,9% em janeiro
Javier Ghersi

A inflação abrandou para 1,9% em janeiro, de acordo com a estimativa rápida divulgada esta sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

A taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) estimada para janeiro é inferior em 0,3 pontos percentuais (p.p.) à observada no mês anterior, indica o INE.

Já a inflação subjacente, que exclui produtos mais voláteis como alimentos não transformados e energia, foi de 1,8%, também 0,3 p.p. menor que no mês precedente.

Segundo o gabinete de estatística, a variação do índice relativo aos produtos energéticos foi -2,2% (-2,4% em dezembro de 2025) e o índice referente aos produtos alimentares não transformados abrandou de 6,1% para 5,8%.

Quanto ao Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português, que permite comparações com outros países europeus, terá registado uma variação homóloga de 1,9% (2,4% em dezembro).