Economia

EXPLICADOR

Tem notas danificadas pelas tempestades? Saiba como obter reembolso gratuito do Banco de Portugal

Para responder a estas situações, o Banco de Portugal disponibiliza um serviço gratuito de reembolso de notas danificadas, mesmo quando se encontram parcial ou totalmente destruídas pelas inundações. Saiba o que tem que fazer neste breve explicador.

Tem notas danificadas pelas tempestades? Saiba como obter reembolso gratuito do Banco de Portugal
Martin Hospach / GETTY IMAGES

A passagem da depressão Kristin e, mais recentemente, da depressão Leonardo deixou um rasto de destruição, arrasando habitações, infraestruturas e diversos bens da população. Em várias regiões do país, a falta de eletricidade tornou impossível a utilização de terminais multibanco e o levantamento de dinheiro. Em simultâneo, muitas pessoas que guardavam notas em casa viram-nas desaparecer ou ficar danificadas pelas cheias.

Apesar dos prejuízos, o Banco de Portugal dispõe de mecanismos que permitem recuperar o valor dessas notas, mesmo quando se encontram parcial ou totalmente danificadas, em caso de inundação ou incêndio.

Mas o que é necessário fazer? Para esclarecer, segue-se um breve explicador. De acordo com a página oficial da entidade, as notas entregues são analisadas gratuitamente por especialistas, seguindo regras rigorosas aplicadas em toda a zona euro.

Atenção! Existem critérios para o reembolso

O valor é devolvido quando mais de 50% da nota pode ser reconstituída ou, caso isso não seja possível, quando é comprovada a destruição da parte em falta.

O Banco de Portugal apenas reembolsa notas genuínas. Notas intencionalmente mutiladas ou danificadas não são elegíveis para reembolso.

Como posso ser reembolsado?

Os cidadãos com notas danificadas podem dirigir‑se a qualquer tesouraria de atendimento ao público do Banco de Portugal em Lisboa, Porto, Braga, Viseu, Coimbra, Évora, Faro, Funchal ou Ponta Delgada para iniciar o processo de valorização.

No atendimento, é necessário apresentar identificação pessoal e entregar as notas e logo depois o Banco de Portugal emite um comprovativo da receção do numerário para valorização.

Envio por correio

Em alternativa, as notas podem ser enviadas por correio registado com serviço especial de valor declarado. O envio exige dois envelopes:

  • 1.º envelope: deve conter as notas danificadas, estar devidamente fechado e identificado com “Contém numerário”, incluindo a discriminação das notas no interior.
  • 2.º envelope: deve conter o primeiro e ser enviado para:

Banco de Portugal
Departamento de Emissão e Tesouraria
Unidade Central de Operações com Numerário
Apartado 2001
1100-012 Lisboa

Deve ser incluída uma fotocópia do documento de identificação, a morada completa e os dados bancários para a transferência do valor. O cidadão pode ainda facultar contacto telefónico e endereço de e‑mail, permitindo ao Banco de Portugal comunicar o estado do processo.

Como são tratadas as notas danificadas?

Os fragmentos das notas entregues são enviados para o serviço de valorização, localizado no Complexo do Carregado. Neste centro, técnicos especializados recorrem a métodos de reconstituição e verificação de genuinidade para determinar o valor que deve ser devolvido ao proprietário.

Quando o IBAN é fornecido, o montante apurado é creditado diretamente na conta do titular. Se não houver IBAN, o proprietário é notificado para levantar o contravalor numa tesouraria do Banco de Portugal. Todos os fragmentos considerados não valorizáveis são destruídos.