O Bloco de Esquerda concluiu que pode vir a haver uma nova injeção adicional no Novo Banco, em 2022.
A conclusão foi avançada esta quarta-feira por Mariana Mortágua, numa conferência de imprensa no Parlamento a propósito do relatório da terceira auditoria especial ao Novo Banco que foi enviada pelo Governo.
Mariana Mortágua destacou um aspeto que tem que ver com um “outro mecanismo de injeções de dinheiro no Novo Banco que não tem sido tão falado” e que vem descrito na auditoria, o denominado ativos por impostos diferidos.
“Esse mecanismo dá direito a injeções por parte do Estado, dinheiro público, transferências diretas para o capital de Novo Banco. No total, no âmbito deste mecanismo, o Novo Banco já recebeu ou irá receber 779 milhões de euros”, sublinhou.
De acordo com a deputada do Bloco de Esquerda, “uma parte dessa injeção, que a auditoria prevê que seja de 133 milhões de euros, será feita em 2022”.
“Quando o ministro das Finanças nos diz que não prevê nenhum valor para o Novo Banco no Orçamento do Estado, a pergunta que fazemos, e que iremos fazer hoje mesmo no debate, é se essa afirmação incluiu ou não incluiu os 133 milhões de euros de injeção adicional que será feita em 2022 no capital do Novo Banco”, questionou.
Saiba mais:
- Medina esclarece que “não está prevista nenhuma transferência para o Novo Banco”
- Novo Banco: Catarina Martins diz que nova injeção é inaceitável e tem que ser travada
- Novo Banco: PCP exige ao Governo que rejeite liminarmente pedido de mais 209 milhões de euros
- Novo Banco vai pedir mais uma injeção de 209 M€ ao Fundo de Resolução