Portugal acredita que a União Europeia (UE) vai autorizar os Estados-membros a baixarem temporariamente o IVA nos combustíveis. Isto quando parece quase certo que, na próxima semana, vai haver uma subida histórica, que pode ultrapassar os 20 cêntimos por litro. Mas Portugal não é caso único, os preços estão a disparar também noutros países europeus.
Em menos de três meses, o preço da gasolina subiu 25 cêntimos e o do gasóleo 32 cêntimos por litro, em Portugal. Mas há países pela Europa, onde o preço aumentou estes valores numa só semana.
Embora com realidades diferentes, na Alemanha, por exemplo, discute-se exatamente o mesmo que em Portugal: questiona-se os impostos sobre os combustíveis e exige-se que baixem. E quem mora perto da fronteira, não hesita e tem ido atestar à Polónia, onde o preço é mais barato.
Outros países estão a optar por subir os preços várias vezes durante ao longo da mesma semana para o impacto ser menor. Os especialistas alemães dizem que, tendo em conta a cotação do Brent e a incerteza internacional, os preços podem chegar aos três euros por litro daqui a poucas semanas.
Saiba mais
- Preço do barril de petróleo Brent volta a subir
- Redução de 1 cêntimo no ISP caso combustíveis subam 5 cêntimos
- Subida do preço dos combustíveis: Governo vai amortecer impacto do aumento
- Combustíveis: “Faz favor baixem lá o preço”, o apelo de José Gomes Ferreira
- Preço dos combustíveis deverá subir e aumento poderá ser maior do que o desta semana
- Combustíveis: Governo vai devolver receita fiscal para compensar “previsível” aumento de preços