Economia

Deco avisa que próximos tempos serão ainda mais difíceis

O alerta surge depois dos últimos dados do barómetro da Deco indicarem que 71% das famílias apresentaram dificuldades em pagar as contas em 2021.

Deco avisa que próximos tempos serão ainda mais difíceis

Mais de 70% das famílias portuguesas apresentaram dificuldades económicas em pagar as despesas, em 2021. Um estudo da Deco Proteste, Associação para a Defesa do Consumidor, indica que as despesas em saúde, habitação e lazer foram as áreas onde os portugueses sentiram mais dificuldades.

O barómetro da Deco revela que os dados dos últimos três anos, referentes às dificuldades económicas das famílias portuguesas para pagar as contas, estão diretamente relacionados com pandemia.

Em 2021, 71% das famílias portuguesas apresentaram dificuldades em pagar as despesas. Lazer, habitação, saúde e mobilidade foram as principais áreas. Nesta última, as dificuldades foram mais acrescidas face a 2020, houve um aumento de 7 pontos percentuais.

No que diz respeito às localidades onde essa dificuldade é mais notória, o Alentejo ocupa o primeiro lugar da lista, seguindo-se os Açores e a Região de Lisboa e Vale do Tejo.

Apesar da Madeira aparecer em último lugar neste parâmetro, a região é a que apresenta uma maior percentagem de famílias em pobreza extrema.

O barómetro da Deco revela ainda que as famílias monoparentais e as mais numerosas são as que têm mais dificuldades. Uma em cada dez famílias monoparentais vive em situação de pobreza extrema

Perante a conjuntura atual, com a subida da inflação, o aumento do preço dos combustíveis e a guerra na Ucrânia, a Deco deixa alguns conselhos aos consumidores para que consigam poupar quando vão às compras ou quando têm que se deslocar.