Guerra Rússia-Ucrânia

Eletricidade e gás natural aumentam hoje 3% para os clientes domésticos no mercado regulado

A escalada de preços disparou com a guerra na Ucrânia, alcançando valores dez vezes superiores aos que se registavam no início de 2021.

Eletricidade e gás natural aumentam hoje 3% para os clientes domésticos no mercado regulado

As tarifas da eletricidade e do gás natural aumentam hoje 3% para os clientes domésticos no mercado regulado, que representam cerca de 6% e 2,2% do consumo total, respetivamente.

Segundo a atualização intercalar anunciada pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), as tarifas da eletricidade no mercado regulado vão aumentar cinco euros por megawatt-hora (MWh), o que representa um acréscimo de aproximadamente 3% na fatura média mensal de eletricidade.

“Esta atualização ocorre num momento em que os mercados de energia são particularmente afetados pelo conflito que decorre entre a Ucrânia e a Rússia, alterando os pressupostos que estavam na base dos preços em vigor no mercado regulado”, disse o regulador.

Exemplos numa fatura média mensal de eletricidade, a partir de abril:

  • um casal sem filhos com uma potência 3,45 kVA (kilovoltampere) e um consumo 1.900 kWh/ano pagará 38,35 euros
  • um casal com dois filhos, uma potência de 6,9 kVA e consumo 5000 kWh/ano pagará 95,19 euros.

Estes valores representam um aumento de 1,05 euros no primeiro caso e de 2,86 euros no segundo, face à fatura de março.

No gás natural, as tarifas sobem também em média 3%

Já no caso do gás natural, as tarifas sobem também em média 3% para os 230.000 clientes que permanecem no mercado regulado, que correspondem a cerca de 2,2% do consumo total.

Exemplos numa fatura média mensal de gás, a partir de abril:

  • um acréscimo de 33 cêntimos numa fatura média mensal de um casal sem filhos (1.º escalão de consumo, consumo 1.610 kWh/ano)
  • um acréscimo de 70 cêntimos na fatura de um casal com dois filhos (2.º escalão de consumo, consumo 3.407 kWh/ano).

Os mercados grossistas de eletricidade e de gás natural já atravessavam uma crise energética, com valores historicamente elevados, tendo a escalada de preços disparado com a guerra na Ucrânia, alcançando valores dez vezes superiores aos que se registavam no início de 2021.

O preço médio da eletricidade no mercado grossista ibérico superou, pela primeira vez na história, em março, os 500 euros por megawatt-hora.

Saiba mais:

Mais Vistos
Mais Vistos do