Economia

Energia: Comissão Europeia aprova proposta de “exceção ibérica” e Marcelo aplaude decisão

Com este mecanismo, Portugal e Espanha vão poder travar a subida dos custos de eletricidade.

Energia: Comissão Europeia aprova proposta de “exceção ibérica” e Marcelo aplaude decisão

A Comissão Europeia deu luz verde à proposta de Portugal e de Espanha para travar a subida do preço da eletricidade. O mecanismo tem a duração de um ano e limita o custo médio do gás natural no mercado ibérico. Para Marcelo Rebelo de Sousa, é um triunfo da diplomacia dos dois países.

Os dois países pediam mais, no entanto, para o ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro, o acordo foi satisfatório. Deixa a garantia de que, assim que o mecanismo entrar em vigor, os consumidores vão sentir um alívio na fatura da eletricidade, uma vez que esta deixa de estar associada ao preço do gás natural no mercado ibérico.

Inicialmente, o preço do megawatt será fixado em 40 euros, o que representa menos de metade do preço de referência atual no mercado ibérico.

Ao fim de várias semanas de negociação e de trabalho técnico, a Comissão Europeia acabou por aceitar, esta terça-feira, o regime de exceção proposto por Portugal e Espanha para travar a subida do preço da eletricidade produzida a partir do gás. Falta agora saber a data em que o mecanismo vai arrancar.

Marcelo congratula-se com o acordo alcançado

O Presidente da República regozijou-se pelo acordo político alcançado por Portugal e Espanha com a Comissão Europeia sobre um mecanismo para fixar o preço médio do gás, considerando-o “uma grande notícia”.

Trata-se de “uma grande notícia” e “um triunfo da diplomacia portuguesa e espanhola”, disse Marcelo Rebelo de Sousa à margem da inauguração de uma exposição de Paula Rego.

Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou que esse mecanismo será “uma ajuda muito grande” para contrariar os preços elevados da energia e “um sinal da solidariedade europeia”, mesmo por parte dos países que discordaram da posição dos dois países ibéricos.

COM LUSA

Saiba mais: