Portugal atingiu a maior taxa de inflação desde 1993. De março para abril os preços subiram 1,9% e a taxa de inflação está agora fixada nos 7,2%.
O Governo diz que está a acompanhar o fenómeno com cautela.
“É preciso conhecer melhor este fenómeno e não criar medidas precipitadas que criariam apenas ilusão de um acompanhamento do poder de compra”, disse Mariana Vieira da Silva.
O indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) também acelerou, registando uma variação de 5,0% (3,8% em março), “o valor mais elevado desde setembro de 1995”.
Já a variação do índice relativo aos produtos energéticos aumentou para 26,7%, face aos 19,8% do mês precedente, o que corresponde ao “valor mais elevado desde maio de 1985”.
Por sua vez, o índice referente aos produtos alimentares não transformados apresentou uma variação de 9,4%, face aos 5,8% de março.
Segundo o INE, “por classes de despesa e face ao mês precedente, são de destacar os aumentos das taxas de variação homóloga das classes da ‘habitação, água, eletricidade, gás e outros combustíveis’ e dos ‘restaurantes e hotéis’, com variações de 10,2% e 9,9%, respetivamente (5,4% e 6,6% no mês anterior)”.
A taxa de abril é superior em 1,9 pontos percentuais à do mês anterior e inferior em 0,1 pontos percentuais ao valor estimado pelo Eurostat para a área do Euro (em março, esta diferença foi de 1,9 pontos percentuais).