O Governo vai aprovar hoje em Conselho de Ministros extraordinário o mecanismo ibérico para limitar o preço do gás na produção de eletricidade.
O regime especial vai permitir fixar o preço médio do gás nos 50 euros por Megawatt contra o atual preço de referência no mercado de 90 euros.
No final de abril, os governos de Portugal e Espanha chegaram, em Bruxelas, a um acordo político com a Comissão Europeia para o estabelecimento de um mecanismo temporário (12 meses) que permitirá fixar o preço médio do gás nos 50 euros por MWh, contra o atual preço de referência no mercado de 90 euros.
Esta medida permitirá dissociar temporariamente os preços do gás e eletricidade na Península Ibérica, que beneficiará assim de uma exceção, sendo que, na atual configuração do mercado europeu, o gás determina o preço global da eletricidade, uma vez que todos os produtores recebem o mesmo preço pelo mesmo produto – a eletricidade – quando este entra na rede.
O ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro, estimou que a fixação de um teto ao preço de gás para produção de eletricidade permita poupar até 18% face ao preço médio dos primeiros quatro meses do ano.