A Greenvolt, através das subsidiárias V-Ridium Solar 45 e V-Ridium Renewables, chegou a acordo para a compra de um parque solar fotovoltaico de 45 MWp na Roménia, negócio avaliado em cerca de 83 milhões de euros.
Em comunicado, a empresa de energias renováveis explica que o parque LJG Green Source Energy Alpha, ou LIONS, até agora detido pela Samsung C&T Corporation, pela LSG Building Solutions e pela Green Source Consulting, está em operação desde 2013 e ocupa uma área que ronda os 112,5 hectares, com uma capacidade instalada de 45 MWp.
Em 2021, o parque LIONS registou um EBITDA de 12 milhões de euros, “perspetivando-se este ano um crescimento face ao valor registado no exercício anterior”, refere a nota da Greenvolt, acrescentando que a energia produzida neste parque conta com receitas estáveis.
“Parte da energia é vendida no mercado, havendo outra componente de receita regulada, através de green certificates, que está válida até 2031. A maioria destes green certificates está contratualizada em euros com a elétrica alemã ÉON”, adianta.
Citado em comunicado, o diretor executivo da Greenvolt, João Manso Neto, diz que esta compra “marca mais um passo na estratégia de crescimento definida pela empresa, aquando do IPO [Oferta Pública Inicial]”.
“O LIONS vem reforçar a nossa capacidade de geração a partir de fontes renováveis, abrindo um vasto leque de possibilidades para a comercialização desta energia”, acrescenta o responsável.
Em comunicado, a Greenvolt avança que espera otimizar o retorno financeiro deste ativo, “quer através do estabelecimento de um potencial acordo bilateral de venda da energia elétrica não regulado (PPA), quer através da otimização da gestão operacional do parque e do potencial de repowering a médio prazo deste ativo”.
A Greenvolt, empresa líder na produção de energia renovável, atua no setor da biomassa, na promoção de projetos eólicos e solares fotovoltaicos e na distribuição de geração de energia renovável.
A par da produção de energia a partir de biomassa, a partir de excedentes florestais e agroflorestais, em Portugal e no Reino Unido, a Greenvolt é promotora de projetos eólicos e solares fotovoltaicos, atuando em vários mercados europeus e no mercado americano.
SAIBA MAIS
- Greenvolt fecha 2021 com lucro de 11,9 milhões de euros
- Energia empurra PSI para o “vermelho”
- Central do Pego: Governo dá mais 10 dias para concorrentes se pronunciarem
- PSI-20 e Europa prosseguem no vermelho. Grupo EDP e BCP pressionam Lisboa
- Ministro do Ambiente inaugura parque fotovoltaico em multinacional de Albergaria-a-Velha
- Ambientalistas criticam abate de sobreiros em Gavião para construir central fotovoltaica