Economia

Grupo Santander lucra 2,5 mil milhões de euros no primeiro trimestre

O dono do português Santander Totta viu os fundos dos clientes atingirem o seu nível mais elevado de sempre. A base de clientes cresceu sete milhões nos três primeiros meses do ano

Grupo Santander lucra 2,5 mil milhões de euros no primeiro trimestre

O grupo espanhol Santander fechou o primeiro trimestre do ano com lucros de 2543 milhões de euros, o que representa um aumento de 11,8% face ao trimestre imediatamente anterior e uma subida de 58,1% em comparação com o mesmo trimestre de 2021, segundo comunicado enviado terça-feira à Comissão Nacional do Mercado de Valores (CNMV) espanhola.

O dono do português Santander Totta indica ainda que o seu lucro recorrente (ordinário) foi o mesmo que o normal, um aumento de cerca de 19% face ao período homólogo.

O banco atribui estes resultados, em parte, à “forte atividade comercial” vivida no período em análise. Segundo a informação prestada à CNMV, “os fundos dos clientes atingiram o seu nível mais elevado de sempre (1,1 biliões de euros, mais 5%) e os depósitos cresceram 5% para 906 biliões de euros graças a um aumento na maioria dos países”.

Já os fundos de investimento aumentaram 6%, para 191 mil milhões de euros e os empréstimos cresceram 5% e ultrapassaram 1 trilião de euros pela primeira vez.

Quanto ao número de clientes, só nos primeiros três meses do ano o grupo assistiu a um crescimento de sete milhões, para um total de 155 milhões, sendo que os clientes digitais cresceram 11% para 49 milhões.

“O primeiro trimestre foi muito bom, com um crescimento no número de clientes, um aumento de 8% nas receitas, uma melhoria da eficiência e uma boa qualidade de crédito”, considera a presidente do grupo Santander, Ana Botín, citada em comunicado.

Por regiões, foi na Europa que o lucro registou o maior aumento (mais 30%, para 1018 milhões de euros, dos quais 365 milhões em Espanha e 375 milhões no Reino Unido), mas foi na América do Sul que o número de clientes e o valor de crédito mais aumentou (9% e 8%, respetivamente, para 64,4 milhões e 149 mil milhões de euros).