Economia

Microsoft prevê que existam 3,5 milhões de vagas em cibersegurança no mundo em 2025

Atualmente não há pessoas em número suficiente no mercado de trabalho com as habilidades em segurança cibernética para preencherem as vagas existentes.

Microsoft prevê que existam 3,5 milhões de vagas em cibersegurança no mundo em 2025

A gigante norte-americana Microsoft revelou hoje que prevê que em 2025 haverá 3,5 milhões de ofertas de emprego na área da cibersegurança a nível mundial, mais 350% que nos últimos oito anos.

O recente estudo da multinacional revelou que atualmente não há pessoas em número suficiente no mercado de trabalho com as habilidades em segurança cibernética para preencherem as vagas existentes e que esse problema agravar-se-á ainda mais com o passar dos anos.

Entre os principais perigos, o relatório cita as interrupções na cadeia de fornecimento e os ataques de “ransomware”, ou pagamentos de resgate digital, e alertou para o facto de os cibercriminosos se terem tornado mais sofisticados e diversificados.

Para tentar colmatar esta lacuna na procura de emprego, a Microsoft tinha anunciado em outubro passado uma campanha para incentivar as pessoas a adquirirem competências ao nível da cibersegurança nos Estados Unidos, sendo que a multinacional vai agora expandir esta campanha a 23 países.

Entre os novos países estão, nomeadamente, o Brasil, Colômbia, México, Alemanha, França, Itália, Israel e o Japão.

Assim, como no programa da Microsoft nos Estados Unidos, um dos objetivos é garantir que as populações tradicionalmente excluídas tenham a oportunidade de ingressar na força de trabalho de segurança cibernética, incluindo as mulheres.

No caso específico da Colômbia, a Microsoft apoiará uma iniciativa governamental para aumentar sua capacidade nacional de segurança cibernética, incluindo a implementação de programas de treino profissional em áreas como segurança digital, segurança da informação, segurança cibernética e infraestrutura crítica.

Para isso, colaborará com o Serviço Nacional de Aprendizagem (SENA), instituição pública colombiana que oferece formação profissional gratuita a milhões de colombianos, com a Universidade dos Andes e com organizações não governamentais locais.