O ministro da Energia russo, Nikolai Shulguinov, disse que a Rússia está disposta a vender petróleo e os seus derivados a países amigos “em qualquer faixa de preços”, numa entrevista publicada esta quarta-feira pelo jornal “Izvestia”.
“Estamos dispostos a vender petróleo e produtos petrolíferos a países amigos em qualquer faixa de preços”, disse Shulguinov.
O ministro disse que, em princípio, é possível que o preço do petróleo se movimente na faixa dos 80-150 dólares por barril.
“Mas, a nossa tarefa não é adivinhar quanto custará o petróleo, mas assegurar o funcionamento do setor petrolífero”, acrescentou.
Questionado sobre a saída de empresas estrangeiras das companhias petrolíferas russas após o início da “operação militar especial” na Ucrânia, o ministro da Energia respondeu que “se pode falar de momento de uma saída hipotética”.
“Estamos a trabalhar com várias variantes, porque as empresas não estão apenas de saída, precisam de um comprador”, disse.
Shulguinov acrescentou que algumas empresas estrangeiras declaram que não irão investir em novos projetos, mas que continuarão a participar nos projetos em curso.
“A nossa tarefa é acompanhar a situação e controlar a preservação dos postos de trabalho nas empresas”, salientou.
Saiba mais
- Presidentes da Polónia, Lituânia, Letónia e Estónia estão a caminho de Kiev
- Quem é Viktor Medvedchuk, o deputado e empresário ucraniano próximo de Putin capturado pelas forças da Ucrânia?
- Mais de 190 crianças morreram durante a guerra na Ucrânia
- Ucrânia não abre corredores humanitários devido a ataques russos
- SIC na Ucrânia: sem sirenes nem ataques, Odessa e Mykolaiv vivem noite calma
- Zelensky propõe a Moscovo trocar aliado de Putin por ucranianos capturados