O Novo Banco vai avançar com um novo pedido de capital. Num ano em que vai obter lucros de quase 200 milhões de euros a instituição bancária quer mais dinheiro do Fundo de Resolução.
Depois de já ter recebido 3 milhões e 400 mil euros, o Novo Banco prepara mais um pedido de capital ao Fundo de Resolução.
A possibilidade já tinha sido admitida pelo presidente António Ramalho, no Parlamento, caso o cheque passado pelo Fundo de Resolução relativo às contas de 2020 fosse de 430 milhões de euros, inferior aos 600 milhões pedidos.
Em maio foi adiantado um valor para a transferência que rondaria os 100 milhões de euros.
O Novo Banco vai apresentar os primeiros lucros anuais desde que foi criado que devem ficar próximos dos 200 milhões de euros, mas ainda assim precisa de uma nova injeção para repor os rácios de capital e de acordo com o Jornal Económico vai mesmo avançar com o pedido embora o valor ainda esteja a ser discutido.
O objetivo segundo o jornal é reforçar os fundos próprios da instituição para colocar o rácio de capital no nível previsto no mecanismo de capital contingente.
O pedido está a ser preparado numa altura em que o banco é dos poucos que ainda não apresentou os resultados de 2021 e quando ainda há divergências por resolver entre o Novo Banco e o Fundo de Resolução.