Economia

Preço do gás de garrafa aumentou quase 6% nos últimos dois meses

Botija de 13 quilos de butano custa mais de 31 euros.

Preço do gás de garrafa aumentou quase 6% nos últimos dois meses

O preço do gás de garrafa está cada vez mais caro, só nos últimos dois meses, aumentou quase 6%. Atualmente, a botija de 13 quilos de butano custa mais de 31 euros – sendo quase metade deste valor a margem bruta de grandes distribuidoras.

De acordo com dados da Entidade Nacional para o Setor Energético, o preço de referência por quilo de gás butano destinado ao consumo doméstico era, na passada quarta-feira, de 1,34 euros e o valor de venda ao público situava-se nos 2,39 euros.

Além da subida da cotação internacional do produto, a diferença de 1,05 euros, refere-se também à margem bruta de comercialização – cerca de 44% – com a maior parte referente às margens de lucro das grandes distribuidoras. Em relação ao gás propano destinado aos restaurantes, a margem bruta consegue ser maior, 53%.

Em Espanha, onde o preço do gás é regulado pelo Estado a cada três meses, a garrafa de butano custa quase metade do que em Portugal – 17,80 euros comparado com os mais de 31 euros em Portugal.

Durante os próximos 3 meses, as famílias carenciadas vão receber 10 euros por garrafa, subsidiado pelo Governo português – apoio que deverá abranger mais de 700 mil famílias. Já os espanhóis, recebem entre 35 e 370 euros do Governo espanhol, consoante a região climática onde vivem.

SAIBA MAIS