Ao que a SIC apurou, a próxima semana traz novo aumento no preço dos combustíveis, sendo maior no litro do gasóleo.
Na próxima semana, o gasóleo deverá aumentar cinco cêntimos por litro. Já a gasolina deverá subir 2,5 cêntimos por litro.
Esta manhã, o preço do crude estava a descer ligeiramente com cada barril a negociar-se a 106 dólares.
Esta subida prevista para a última semana de abril segue a tendência desta semana e contraria a do início do mês, em que se registaram duas semanas de descidas nos preços.
Aprovada proposta do Governo para mitigar preços
Esta sexta-feira, o Parlamento aprovou a proposta do Governo que prevê medidas de contenção do aumento dos preços energéticos e agroalimentares, que inclui uma suspensão das taxas mínimas do imposto sobre os produtos petrolíferos (ISP).
A proposta contou com os votos favoráveis do PS, PSD, IL, BE e do deputado único do Livre, tendo reunido a abstenção do Chega, do PCP e do PAN.
Entre outras medidas, a iniciativa do Governo prevê a suspensão dos limites mínimos das taxas mínimas do ISP, aplicáveis ao gasóleo e gasolina sem chumbo, determinando que esta possa ser fixada “até à taxa mínima de zero euros”.
O objetivo é refletir neste imposto um efeito equivalente ao que resultaria da descida do IVA sobre os combustíveis para a taxa de 13%.
Veja também
Saiba mais
- Buzinão na Ponte 25 de Abril contra aumento do preço dos combustíveis
- Corte “precipitado” nas compras à Rússia “poderá levar a racionamento de combustíveis”
- CEO da Galp diz que gasolineiras não ganham com a subida dos preços dos combustíveis
- Mercado de combustíveis cresce 52,22% em março deste ano e ultrapassa valores pré-pandemia
- Porque disparam os preços dos combustíveis?
