Depois da onda de vendas da sexta-feira passada, a sessão de segunda-feira parece seguir uma tónica semelhante em Lisboa e na Europa. O PSI-20 abriu a cotar em baixa de 0,65% nos 5546,37 pontos, com as principais bolsas europeias igualmente a perder nos primeiros minutos de negociação.
Quinze empresas do principal índice português negociavam em baixa. Se a liderança das perdas cabia à Ibersol (-3,37% para os 4,87 euros), a pressão sobre o índice era principalmente feita pela EDP e pela EDP Renováveis, que perdiam 1,7% e 1,66%, respetivamente, para os 4,45 euros e 18,93 euros. A Galp Energia, contudo, apresentava uma desvalorização mais ligeira de 0,21% para os 9,51 euros.
O BCP também pressionava, recuando 1,14% para os 0,16 euros. No retalho, a Sonae perdia 0,49% para os 1,01 euros, ao passo que a Jerónimo Martins recuava 0,33% para os 21,10 euros.
A cotar em alta estava apenas a Novabase, que apreciava 4,3% para os 5,34 euros.
A Greenvolt, a Corticeira Amorim, e a Semapa negociavam inalteradas nos 6,09 euros, 10,56 euros, e 11,80 euros, respetivamente.
Ao pessimismo face à evolução de cotadas que beneficiaram com a pandemia, juntam-se temores geopolíticos, com as tensões entre o Ocidente e a Rússia devido à Ucrânia, e também receios macroeconómicos, com a contração dos estímulos dos bancos centrais sem que haja consenso sobre a natureza temporária ou estrutural da inflação.
O Stoxx 600, índice de referência para a Europa, recuava 0,42%.